Controlar e o boxer VW

Relato do amigo Schivas:

Boa noite a todos. Já aviso que é meio longo, mas vale a pena ler inteiro. E eu sei que tem um tópico sobre isso, mas esse episódio não pode passar em branco.

Como todos sabem (ou uma parcela sabe) eu tenho um Fusca 1967 e meu pai tem um 1978, ambos 1300. Pois bem, o carro do meu pai possui final de placa 3, mas ele deixou passar a data de fazer a inspeção veicular que a prefeitura nos obriga a fazer segundo o que manda a nossa lei de trânsito. Como é de conhecimento de todos, a prefeitura nos obriga a fazer a inspeção mas nao é ela quem faz e sim uma empresa privada – que cobra por isso.

Como um cidadão comum, meu pai ficou um tanto nervoso com a expectativa do carro ser reprovado, e por isso faz a revisão do motor do seu Fusca, gastando R$ 350,00 com o seguinte serviço:

(soma-se a isso, um jogo de cabo de velas trocado posteriormete)

Com o carro “regulado” (entre aspas mesmo, porque para atender aos niveis que o CONAMA exige, deve-se deixar o carro todo desregulado. Alias, de qual fonte oficial que o CONAMA tirou os parametros para emissões de carros antigos?) segue meu pai para o posto da Controlar que fica no Parque São Jorge para a realização da inspeção. E o resultado foooooooooooi… (momento de suspense)

Dever cumprido, a partir de agora pode-se ostentar orgulhosamente o selinho cor de laranja.(afinal, após a epopéia a qual os donos de carros antigos são submetidos pra passar nessa inspeção, quem passa tem que mostrar o selinho orgulhosamente mesmo). Por isso, deixa eu estufar o peito pra colocar a foto a seguir:

Quando eu vi que meu pai conseguiu aprovar o carro dele, nem pensei duas vezes e fiz a proposta de passar o motor do 78 dele pro meu 67, assim a gente economizaria algumas centenas de reais e não teria problema, pois o motor tinha sido aprovado mesmo. Com a proposta aceita, partimos para a troca dos corações dos nossos poisés:

(notem a placa, final 6)

(o coração aprovado)

(descendo o motor)

(preparando pra descer o outro motor)

(motor do azul no chão)

(os dois motores no chão)

(azul sem o motor)

(marrom sem o motor)

(serviço finalizado, motor do marrom no Fusca azul)

Levou um dia inteiro, o 78 do meu pai ainda está sem motor, com o motor do meu 67 encostado aqui no canto da garagem. Aproveitei também a oportunidade e já troquei a bateria do meu 67 pra que não faltasse energia. “Vai que a queima não ocorra por completo por causa da bateria, né?” pensei comigo mesmo.

Com tudo no jeito, meu pai se dirigiu ao posto da Controlar que fica na Avenida Aricanduva (não pude ir por causa do meu trabalho, só consegui agendar pra um horário comercial) para a realização da inspeção do Fusquinha com o motor transplantado. E o resultado foooooooooooi… (momento de suspense)

É meus amigos, quando meu pai me contou do resultado, eu juro que nem bravo eu fiquei. Sempre desconfiei que algo de errado tinha. Afinal, quem aqui não conhece alguém cujo carro não passou ou senão já leu uma história daquele carro que é tratado a pão-de-ló pelo dono ser misteriosamente reprovado? E antes que falem, tanto meu pai quanto eu sempre abastecemos no mesmo posto.

Agora irei passar o carro em algum lugar particular onde faz os testes de gases e terei que gastar mais alguns reais tentando descobrir como “regular” ainda mais esse carro pra passar nessa mais do que obscura inspeção, nem que seja preciso guinchar o carro até o posto da Controlar. Prefiro gastar 500 reais deixando o carro emitindo nada de poluentes (mesmo que ele trabalhe no limite critico da falta de combustível) do que pagar mais 50 e poucos reais pra essa empresa Privada.

E por favor, divulguem ao máximo esse caso, postem isso nos forums que vocês frequentam, se quiserem divulgar por email, fiquem a vontade. Precisamos de mais transparência nesse processo, precisamos saber como uma Mercedes-Benz nova não é aprovada, precisamos saber como Civics e Fits são reprovados mesmo sendo carros novos, precisamos saber como o mesmo motor, usando a mesma gasolina, pode ser aprovado em um posto da Controlar e em outro, não.

Obrigado.

Schivas

17 Comentários

Arquivado em Amigos

17 Respostas para “Controlar e o boxer VW

  1. quanto tempo tinha essa gasolina no tanque? como está o filtro de combustível? muitos postos tem dois ou mais tanques de armazenamento, será que estão em boas condições?

    abs

  2. Felipe,

    Essa situação a qula vocês estão passando é no mínimo REVOLTANTE, e ficamos muito loucos da vida quando nos deparamos em injustiças como essas…Os motores VW Boxer a ar são os que mais sofrem por trabalhar com misturas muito ricas, e é claro que não existe um consenso em relação aos níveis ideais de poluição para esses motores…
    Aqui eu já vou providenciar uma vistoria no meu Dodge e colocarei placa preta, até para sair dessa incômoda situação aos qual nossos amigos do Sudeste estão passando…
    O jeito agora é respirar fundo, (des)regular a viatura apenas para aprovar e depois voltar tudo ao normal até o ano que vem, e daí vai…
    Boa sorte, meu amigo !!

  3. Thyago Szoke

    Ridículo. Aliás, chega a ser tão ridículo, que sequer me vem a cabeça a Controlar vindo a público para explicar o caso.

    E agora, a culpa é de quem? Parece-me mais simples e fácil ganhar na loteria do que um carro ser aprovado de primeira na Controlar.

    Dizem também que uma nova vistoria, se feita em até 30 dias, é gratuita. Mas quem disse que o veículo reprovado consegue agendar novamente dentro do prazo? Muitas vezes não, e aí são mais R$ 50,00 para o caixa da empresa.

    Infelizmente, amigos, a solução é ir embora deste país onde temos deveres e obrigações de sobra e poucos direitos. Chegamos a um nível de corrupção praticamente irreversível.

  4. Cuidado amigo, você pode acabar levando uma multa pela substituição do motor, e ainda um processo por tentativa de fraude.
    Sei que você tem seus direitos, mas, pense muito antes de tomar alguma atitude.

    Eu aconselharia a você voltar o motor original no seu carro… passar para fazer a vistoria nas 2 empresas, e, munido dos laudos, entrar com ação sobre elas.

  5. Zé das couves

    Vota no Kassab! Agora vc sabe, prefeito ruim é Kassab!

  6. ROBERTO

    Tenho um escort 1993, fiz tudo que precisava para passar na vistoria, até cabeçote fiz, troca de velas, escapamento completo, cabos de velas, filtros, oleo,carburador etc…e quando fui fazer a vistoria….reprovado em marcha lenta. Meu mecânico me vai precisar diminuir os gigles e atrasar o ponto para conseguir ser aprovado e depois ele regula novamente, é a única forma de conseguir a aprovação nos carros carburados. É um absurdo isso, sem contar que essa lei é totalmente irregular.

  7. FABRICIO

    Quero ver como vou fazer com meu V8 7.4l….

  8. Walter

    Minha Belina 78 tb não passou tive que fazer o motor mesmo o carro estando em bom estado de funcionamento. O problema é que mesmo passando na máquina não fica abaixo de 6,50% na marcha lenta, ou seja gastei 1.300,00 e não sei mais o que fazer, acho que nunca mais votarei em DEM PT PSDB e que todos deveriam fazer o mesmo, mais ou menos como a frase “contra burgues vote 16”

  9. marcelo

    E isso ai vc tem provas vivas que nos amantes de um carro tao bom e duravel tem que pagar por esses m+e+r+das tenho uma 65 fiz motor tres vezes cabeçote tive que estragar minha princeza e colocar iguinição eletronica o carro anda numa afinação que paresse que todo o meu investimento não valeu para nada e pior de tudo não chega nos limites adequados de co.Porque não se preocupar com outros tipos de poluição como onibus em seu lugar metro trem no lugar de tantos caminhoes vazamento de petrolio no mar e a bosta toda que e lansada no tiete pela menrda que não limpam acho que deveriamos se juntar e dar um basta nesses merdas de politicos porque ser brasileiro ta cada dia mais pior ter orgulho de uma patria dessa

  10. Diego

    fui reprovado na inspeção , co em 9.24 na alta ,é um opala 89 6 cilindro a alcool,fui na pré inpeção tive que desenbolsar 200 reais só pro mecanico atrasar o ponto trocar os gicles por dois menores (carburador 446) e enrriquecer a mistura,passei com 1.18 na alta e na baixa não chegou a 0.30

  11. IEU

    Divulgue em mais sites, talvez assim possamos anular essa meeeerrrrrddddaaaaaaa, afinal a luta é de todos.

  12. john.

    trabalho com mecanica diesel ,levo todo dia ,CAMINHÃO NA CONTROLAR DE GRANDE PORTE E PEQUENO PORTE, EU JÁ PASSEI MUITA RAIVA ,COM FUMAÇA AZUL NA ALTA .E NA LENTA,CARROS BONS ELES NÃO ESTÃO PASSANDO,REGULO DIREITINHO OS VEICULOS,MÁS NÃO PASSA CADA VEZ TÁ FICANDO PIOR, AGORA A TAXA NÃO VOLTA MAIS FICA PIOR .MÁS UM DIA VOU PERDER A CABEÇA E VOU ARREBENTAR UM.

  13. DIEGO

    Amigo Schivas,primeiramente quero lhe parabenizar pela atitude,que na minha opinião fez à abordagem + que perfeita do tema que está entalado na guela de todos nós proprietários de carros antigos em SP/SP!! Sou mecânico,tenho regularizado muitos carros de clientes e Amigos clientes,e mesmo não possuindo máquina de análise de gases,tenho um alto índice de veículos aprovados,pois utilizo das artemanhas já citadas de troca de gicleurs,ponto de ignição,cabeçote,etc!
    Porém ,antes de falar como mecânico,quero falar como próprietário INDIGNADO com uma robalheira como essas,sim porque ,se isso não for um FURTO ao bolso do trabalhador, eu não sei dizer o que é!! Ta na cara que nosso” excelentísssimo Prefeito”
    criou essa maravilhosa CASA DA MOEDA PARTICULAR,somente para fins lucrativos de alguns deseus favorecidos!!! SE NÃO, então alguém,pelo amor de DEUS,me explique o fato do MOTOR QUE PASSA NO PQ SÃO JORGE,NÃO PASSA NO ARICANDUVA? E eu falo isso porque já senti na pele!!! Também ja fiz o mesmo procedimento e tive tamb´em à mesma frustração!! Meu,pai,meu irmão e eu somos proprietários de 6 veículos ao todo sendo um FUSCA,UM ESCORT,UM FIAT BRAVA,UM PALIO 16V,E DUAS PICK’UPS CITY (147) !! e em tods eles tive que fazer maquiagem pra passar nessa meeeerda!! e depois é claro,voltar as regulagens como eram à princípio,pois,se não o veículo fica sem condição de tráfego,se torna perigoso,fraco,lerdo,sem retomada ou arrancada,falhando!!
    PReocupados com essa poluição e não temos ao menos pistas descentes para circular com nossos véiculos,o transporte público,uma merda,e pra fechar,só quero ressaltar,cade a fiscalisação dos postos de combustível que nos vende essa porcaria de combustível que haja regulagam para que esses veículos fiquem bons! Obrigado!

  14. se todos resolverem nao fazerem mais a vistoria eu entro nesta briga, vamos todos parar de fazer esta famigerada vistoria para eles ganharem dinheiro.

  15. MARCUS

    PASSEI HOJE UMA SANTANA QUANTUM 88 2.0 A ALCOOL NA CONTROLAR DA ESTRADA DE ITAPECERICA QUE A 6 DIAS TINHA REPROVADO NA CONTROLAR DA ZONA SUL PERTO DO SESC INTERLAGOS COMO FUMAÇA VISIVEL MESMO EU ALEGANDO QUE É NORMAL UM CARRO A ALCOOL SAI FUMAÇA VISIVEL ESBRANQUECIDA QUE NÃO ERA UM MOTOR FUMANDO OU FUMAÇA AZULADA ETC ETC FUI REPROVADO REMARQUEI PARA A ESTRADA DE ITAPECERICA E FUI APROVADO COM 2 DE CO PARAUM CARRO QUE PODE DAR 5 DE CO OU A CONTROLAR NÃO CONTROLA NADA E SÓ ROBA NOSSOS $$$ OU O MOTOR SE AUTO RETIFICOU PALHAÇADA NÉ

  16. adam

    esse kassab é um sem v., como podem fazer isso com os carros antigos, tem que preservar as reliquias , estava querendo montar um fusca pra mim andar no final de semana com a minha familia ,e estou percebendo que esta cada vez mais dificil , por causa dessa maldita inspeção veicular

Deixar mensagem para adam Cancelar resposta