Dois Cadillacs em Le Mans – 1950

Nem todos conhecem a história, mas ela merece o relato: em 1950 o experiente piloto Briggs Swift Cunningham decidiu levar dois Cadillacs para competir nas 24h de Le Mans.

O primeiro carro era um Coupe de Ville completamente original, que recebeu um conta-giros de escala horizontal estilo Moon montado na coluna de direção e um termômetro de óleo. Classudo, esnobava suas toneladas e cromados pela tradicional prova francesa.

O segundo carro pouco se assemelhava a um Cadillac: era um protótipo desenvolvido pelo engenheiro aeronáutico Howard Weinman, com aerodinâmica estudada em túnel de vento. O resultado final foi uma carroceria larga, baixa e levíssima, toda construída em alumínio, mas sem qualquer compromisso com a estética: era tão feio que a imprensa francesa o batizou de “Le Monstre”.

A prova começou de uma maneira nada usual: após a largada (em estilo Le Mans), o piloto percebeu que a porta do Coupe de Ville estava trancada. Afobado, perdeu o tempo da segunda marcha e passou o resto da prova trafegando em terceira. O Le Monstre por sua vez rodou, ficou preso na brita e só voltou depois de perder algumas voltas.

Mas o resultado final foi muito bom: o Coupe de Ville chegou em 10º e o Le Monstre em 11º, prova de que o que realmente conta é a regularidade.

FB

2 Comentários

Arquivado em Engenharia

2 Respostas para “Dois Cadillacs em Le Mans – 1950

  1. gilian

    fazia tempo que não passava por aqui, ótimo post, como a maioria, parabéns…

  2. HC

    Só hoje descobri seu blog. Antes de tudo, parabéns. Li o máximo que pude dos posts anteriores, mas ainda tenho muito a ler. Maravilhoso o conteúdo. Por favor, não deixe de atualizar.
    Abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s