Toyota 2000GT x Nissan A550X

A história a seguir foi relatada pelo meu amigo Carlos Scheidecker Antunes, maníaco por automóveis, em especial os Corvettes. A discussão começou há alguns meses, depois que o Marco Antônio Oliveira escreveu um ótimo artigo sobre o Toyota 2000GT, um carro supostamente desenhado por Satoru Nozaki.

Segundo o Carlos, o Toyota 2000GT não foi desenhado por Nozaki, mas sim copiado do alemão Albrecht Goertz, autor de desenhos como o do BMW 507 e aprendiz de Raymond Loewy.

Reza a lenda que os japoneses queriam desenvolver um super carro nos moldes do Jaguar E-Type, a sensação dos anos 60. Um consórcio liderado pela Nissan mas com participação da Yamaha, contratou Goertz, que desenhou o carro que acabou se tornando o Toyota 2000GT.

O carro em questão era o Nissan A550X, desenvolvido sobre a plataforma do Nissan 2000GT (curiosa coincidência). Esse protótipo foi concluído em 1965, mas a Nissan resolveu cancelar o projeto.

Acontece que a Yamaha tinha colocado um bom dinheiro nesse projeto e tinha laços bem estreitos com a Toyota. Resolveu então vender o protótipo e a idéia do “Jaguar japonês” para a Toyota, ainda hoje famosa por produzir carros “sem graca”.

O carro acabou estrelando no filme “Com 007 só se Vive Duas Vezes”, em 1967, primeiro ano de sua produção.

Alem do protótipo Nissan, havia desenhos de carrocerias diferentes, mais curvilineas, que acabaram se tornando o Toyota 2000GT a partir de pitacos que Nozaki-san deu em faróis, janelas e outros itens.

Mas o primeiro protótipo e os desenhos do Nissan/Yamaha, esses vieram do Conde Von Goertz. Nozaki-san copiou e deu sim uma aperfeiçoada, lembrando sempre que Goertz se baseou bastante no Lotus Elan e no Jaguar E-Type.

Qual é a opinião de vocês sobre o assunto? Enfim, tirem suas próprias conclusões.

FB

3 Comentários

Arquivado em Geral

3 Respostas para “Toyota 2000GT x Nissan A550X

  1. Como sempre, em se tratando de carros orientais, nada se cria: tudo se copia!

  2. FB,

    Eu já dei a minha!

    Grande abraço,

    N.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s