Memória

O mestre Mahar me mandou umas fotos antigas, realmente interessantes para quem aprecia a memória do automóvel no Brasil. Vamos às imagens (as legendas são originais das fotos):

Batida feia!
A frente do Ford 1951 se acabou no paralama do caminhão Chevrolet Brasil.
Foto enviada pelo Marcos Eugênio Reis e o Ford 51 era de seu pai.

Essa Fargo 1946 era brazopolense ( MG ), mas a foto foi feita em uma romaria à Aparecida-SP.

Era na cor preta e sobreviveu até o fim dos anos oitenta, quando foi vendida. Quem sabe ainda exista!

Alguns detalhes interessantes: primeiro, as réguas em madeira colocadas na caçamba, muito comum à época e nesse caso, de muito bom gosto; segundo, o “caça-mulata”, que é o apelido dado à esse “farol” colocado próximo ao retrovisor, acessório muito mais comum aos automóveis; terceiro, a antena, evidenciando que essa picape tinha rádio! Equipamento raríssimo em qualquer automóvel, quanto mais em um utilitário!

A imagem é bastante expressiva e mostra com fidelidade a beleza de uma picape originalíssima, coisa bastante rara.

Abaixo: a “vassourinha” do Jânio Quadros foi símbolo de uma das campanhas presidenciais mais marcantes (1960).

O jingle da vassourinha que iria varrer a bandalheira está presente na lembrança de muita gente e, para quem não conhece, deve ter alguma coisa no Youtube.

A contextualização dessas fotos é incrível: um Chevrolet 1941 em plena campanha eleitoral! Fotos do acervo da revista Life.

Fusquinha usando pneus com faixa branca larga e uma antena bastante diferenciada. Três táxi DKW, um Aero 1962, um Chevrolet 1948, lá no fundo tem uma picape F-100 cabine dupla, coisa rara.

O que mais me chama a atenção são as duas Kombi. A da esquerda ainda usa a seta “bananinha” e é uma Luxo. Por ter os arcos no parachoque cromados (puleiro de galinha) acredito que seja uma 1959.

Já a que aparece à direita é uma Standard, mas está em duas cores. Já tem a seta tipo “mamica” ou “tetinha” como chamavam á época.

Estacionamento (improvisado?) em 1965! Muita coisa interessnte!

No Fusca em primeiro plano reparem na coluna onde há uma mancha que indica que a seta “bananinha” foi retirada dalí, modernizando-o.

À esquerda, a Kombi com seta “mamiquinha”, indicando ser entre 1961 e 1963. Vejam a antena colocada próxima, um acessório bastante interessante.

Tem o Renault Dauphine que esconde a frente do grande Impala 1962.

Aparece também o raro Fusca “Pé de Boi”! E o Karmann-Ghia na pintura saia e blusa também merece nota, bem como a Simca Tufão.

Duas fotos de Goiânia-GO. A primeira foto é de 1951 e tem uma nitidez incrível! Em destaque vem o lindo Pontiac 1951, deslizando brilhoso pelo tapete asfáltico. À esquerda da foto, um caminhão Chevrolet Boca de Sapo ostentando um discreto “caça-mulata” e, logo atrás dele, um Chevrolet sedan 1949/1950 calçado com bonitos pneus faixa-branca. Mais ao fundo da foto, à direita, um furgão Chevrolet Boca de Sapo 1951 (sem placa, será OKm?). Mais ao fundo ainda, um Studebaker Champion 1947 e um caminhão Ford F-6 1951.

Já nessa segunda imagem, de 1955, o foco principal é a calçada, mas nossos olhos se dirigem ao Chevrolet 1951 quatro portas estacionado alí.

Itamac LTDA, mais um posto Texaco. É a concessionária Vemag na cidade de Itapetininga-SP. A cena é riquíssima em informação, um grande registro histórico do automóvel no Brasil: concessionária, posto de gasolina e carros! Tem a picape Chevrolet Brasil 1963, Dkw-Vemag, Caiçara e Kombi.

Fotos da cidade de Tupã-SP. Possivelmente, todas da década de cinquenta.
Na foto acima, um automóvel Ford 1938 adaptado às necessidades de seu proprietário que o cortou ao meio, transformando-o em uma picape, contrastando com a charrete.

Acima, a traseira de um Mércury 1946/48 em frente à “Arte Foto”.

Abaixo, destaque para o Ford 1933 sete janelas, devidamente rotulado de “Casa Malacarne” , a picape Ford F-1 1949 e por último picape Ford F-1 – 1951.

4 Comentários

Arquivado em Geral

4 Respostas para “Memória

  1. Felipe, mais uma vez lhe indico a fonte.

    Abraço,

  2. Ricardo

    Belas imagens, parabéns a história, aos pioneiros automóveis no Brasil.

  3. muito bom tenho blog ad pelo google -blogpretomattos.blogspot.com

  4. Mozart

    Cara,maravilhoso!Não são da minha época,mas me amarro em coisas antigas,poste mais,parabens.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s