Carro de amigo – Daniel

Não faz muito tempo, estava eu vendo as fotos do meu amigo Hugo sobre o encontro nacional de comemoração dos 5 anos do forum  Street Sampa e encontrei as fotos de uma Parati azul com raras rodas BBS RS 15×7.

A Parati do Daniel: muito bom gosto nos detalhes.

A Parati do Daniel: muito bom gosto nos detalhes.

O dono da Parati logo foi apresentado a mim pelo Hugo: trata-se do publicitário Daniel, usuário do forum Street Sampa que mora em São Paulo.

Mas o que realmente impressiona no carro não é o visual e sim a mecânica: trata-se de um VW AP de 2 litros com bloco alto (de Golf 3, com bielas longas de 159mm), cabeçote trabalhado, comando de válvulas com carta guardada a sete chaves, coletor de escapamento 4×1 e um sistema de alimentação clássico: um par de carburadores Weber DCOE (Doppio Corpo Orizzontali).

Doppo Corpo Orizzontali ou "corpo duplo horizontal".

Doppio Corpo Orizzontali ou "corpo duplo horizontal".

Este tipo de preparação aspirada era muito comum até o final dos anos 80, quando o turbo já era popular nas pistas, mas ainda engatinhava nos carros de rua. Oficinas tradicionais, como as já extintas Hot Bird´s (do Aloisio e do Fabri) e a Motorfort (do Edson Yoshikuma) eram especialistas em motores VW AP com carburadores Weber.

Não demorou muito e convenci o Daniel a colocar o carro na revista VCARS, especializada em VWs. Falei com o editor Roberto Cardinale e ele gostou do carro de imediato. Em poucos dias  marcamos a sessão de fotos, no bairro da Casa Verde, em São Paulo.

Dando um capricho pra sessão de fotos

Dando um capricho pra sessão de fotos

Mas o mais legal mesmo foi o passeio que demos com o carro:apesar de ser um motor antiquado (com um veneno igualmente antiquado) o motor não afoga e se mostrou bem dócil em baixas rotações. É claro que não se compara a nada que tenha uma injeção eletrônica, mas a tocada é bem tranquila e não exige muito do “piloto”.

Para os iniciados, não há nada melhor do que ouvir o ruído de aspiração dos carburadores, sistemas de alimentação que entraram em extinção, mas que ainda seduzem pela enorme complexidade e é claro, pela resposta imediata ao menor toque no pedal do acelerador.

Apesar do bom funcionamento, o motor não “limpa” antes das 3000 rpm. No “anda e pára” das ruazinhas não era possível sentir toda a capacidade do motor, motivo pelo qual nos dirigimos até uma grande avenida, larga, espaçosa, extensa, bem pavimentada e de pouco movimento. O lugar ideal para sentir toda a capacidade da Parati.

parati-daniel-001

Semáforo fechado, pé na embreagem, primeira marcha engatada, pé direito “bombando” o acelerador a 3000 rpm, para dosar uma arrancada perfeita. O semáforo abre e aos poucos vamos dosando o pedal do acelerador, evitando o afogamento dos carburadores e contendo a fúria do motor que rapidamente chega aos 7500rpm.

Segunda marcha engatada e mais uma nuvem de fumaça surge dos pneus 195/50. O motor urra, os carburadores respiram com o fôlego de Michael Phelps e o cheiro de borracha e álcool queimados misturam-se ao ruído do turbilhonamento da admissão, queima e descarga exaurindo pelo coletor de escapamento 4×1.

Terceira marcha engatada (a terceira é conhecida por ser a “marcha da verdade” em qualquer carro de bom desempenho), os pneus destracionam novamente e a Parati “lambe” os 155 Km/h reais no final da avenida, com o motor beirando os 8000rpm.

Difícil mesmo é tirar o sorriso besta do rosto. Maiores detalhes, NAS BANCAS, o carro está na última edição da revista VCARS.

Última edição da VCARS, com o Gol 1.6 16V Turbo da German na capa.

Última edição da VCARS, com o Gol 1.6 16V Turbo da German na capa.

A propósito, o Daniel está vendendo o par de carburadores Weber, que darão lugar a um sistema de injeção eletrônica.  Segue a descrição:

Par de weber 40 DCOE, ótimo estado

Niqueladas pra funcionar com álcool
Todos os parafusos zincados
Venturis originas 30mm
Venturis reservas 36mm
Agulhas originais 200
Agulhas reservas originais 300 NOVAS
1 jogo de bóias novas 2 meses de uso ORIGINAIS
1 jogo de bóias originais em bom estado
1 jogo de canetas f11 ORIGINAIS NOVAS em uso
1 jogo de canetas f3 torneadas
cornetas originais em bom estado

Valor: R$ 1700,00
(sem coletor de admissão e sem acionamento)

weber-daniel

Interessados nos carburadores? Entre em contato com o Daniel: danielrt@gmail.com

14 Comentários

Arquivado em Amigos

14 Respostas para “Carro de amigo – Daniel

  1. Elton

    um belo carro os vw quadrados sao fodasicos…
    essa revista tem venda em todo territorio nacional ??

  2. Deve ser um tesão mesmo, mas gira até 8000??? bah, acho que é uma coisa de “quase” outro mundo. eu sonho por um jogo dessas bbs, o único jogo que tem a venda aqui na cidade é 5 furos, curto rodas 15, mais que isso não sei se teria. Show de bola a parata.

    • felipebitu

      Girar gira, mas não é recomendado não. As bielas longas suavizam bastante o funcionamento, mas o risco de cuspir uma biela é grande, dado ao longo curso do virabrequim (92,8mm), que eleva bastante a velocidade média dos pistões.

  3. Magnus

    E ce ainda qr que eu falo do passat… Ce qr q eu passe vergonha Bitu ? aouhsodhasouid

    Mas girar, ele girava. Sem dó. VTi wannabe. auosdouias

  4. Show de bola Bitu. Lembro de quando vc viu as fotos e me perguntou do carro e tal. Detalhe que desde que eu conheço o Daniel que ele sempre teve esse carro. Ele mesmo pode contar de um episódio em que lavou o carro com uma garrafinha de Minalba, deu só uma golada e usou a água mineral pra lavar a parati, e isso em 2004….

    Eu sou suspeito pra falar pq também já andei no carro, e achei incrível pq apesar de ter uma preparação pesada de cabeçote que gira bem suave e não fica dando trancos e tal. É um carro bem legal de se andar!

    Ahhh sim: essas BBS se não me engano eram 5 furos, e foram trabalhadas para virar 4 furos.

  5. Essa parati do Daniel é show de bola…Parati + BBS + Motor Aspro…pra que mais coisa??? Credo

    Parabéns cara

    abraçooo

    http://www.paraticlube.com

  6. Eh ….essa dai eh braba na rua viu rsss
    Mas injetada ngm vai segurar, haja braco pra segurar o tranco rss
    Parabéns pela matéria….abrzzz

  7. alison

    amigo, uma pergunta esse aro é 14 ou é 15,é porque eu to reformando aminha tbm e rebaaixou quanto cortou quantos elos da mola. ela esta linda d+

  8. KaduKA"Parati Clube"

    Um dia ainda vejo essa paratise ao vivo..

    Parabéns pelo carro Daniel (Tinguelê)!!

    eu ainda dexo a albina aspro assim…Babei!

  9. Marcos Balieiro

    Em primeiro lugar parabéns pela maquina pois admiro pela originalidade externa pois ela está linda,sobre o motor nem vo comentar;tenho uma = so que toda ariginal logo logo vou dar uma equipada nela.

    Parabéns.

  10. daniel

    tenhu umamigo ke teim um gol 94 gl 1.8 carbura 2e e comando 288 eu ja acho agressivo fico imaginando essas webers funcionando a 8000 rpm
    parabens linda parati

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