Lamborghini Espada

Este post é dedicado a um dos carros mais legais que já surgiram na face da Terra, o Lamborghini Espada.

Lamborghini Espada: legítimo grand tourer.

Lamborghini Espada: legítimo grand tourer.

Lembro de ter visto um Espada no Brasil uma vez, em São Paulo. Era um exemplar verde, realmente muito bonito. Para um moleque de apenas 15 anos de idade foi o supra-sumo da êxtase estar diante daquela macchina.

O carro foi baseado no Lamborghini Marzal, até então um protótipo que fora apresentado no Geneva Motor Show de 1967. O desenho era obra do excelentíssimo Marcello Gandini, do estúdio Bertone .

Sua proposta era a de ser um legítimo grand tourer com 4 lugares,  substituindo o Lamborghini 400GT. Também era uma opção aos que fugiam do espaço limitado do Lamborghini Miura.

Espaço para 4 + bagagem... Seria o Espada o "Lambowagon"???

Espaço para 4 + bagagem... Seria o Espada o "Lambowagon"???

Se o desenho era de Gandini, o projeto ficou a cargo de Giampaolo Dallara. Giotto Bizarrini era o pai do legendário V12 de 4 litros,  com 325 cavalos (350 cavalos a partir de 1970).  Suspensões independentes e freios a disco nas 4 rodas ainda eram uma coisa do outro mundo em 1968, mas faziam parte do pacote.

A transmissão era Lamborghini manual de 5 marchas ou Chrysler TorqueFlite automática de três marchas como item opcional a partir de 1974, visando principalmente o mercado norte-americano. Reza a lenda que só mesmo a caixa Chrysler era capaz de lidar com o torque do V12 Bizarrini (eu nem devia ter falado, daqui a pouco vai ter Moparzeiro comemorando…)

Maravilhoso. E tem gente que acha parecido com o Passat 1973...

Maravilhoso. E tem gente que acha parecido com o Passat 1973...

Outro dia desses estava eu pesquisando na Internet sobre o Espada e me deparei com o forum de discussões do Celta Clube em que um rapaz de Belo Horizonte achou um Espada no meio da rua.

O mais engraçado foi ver os comentários de molecada:

“Putz, um carro de 1968 ~ 1978 V12! HUAhuHauHUahuA”

“Não gostei muito. Parece com o Lula Molusco”

“Tosco D+…”

“parece um passat msm, huahuuahuhahuauha”

“aiaia esse estilo não me agrada”

“Eu passaria do lado sem nem reparar… hehe”

“cara que carro mais feio meu deuusssss”

“q carrinho feio ein,so o q salva é o motor… eu comprava um tirava o motor e botava num celta”

“mas cai entre nos.. e feia p/ carai.. putz auhuahua”

“se olha meio destraido da pra confundi com um passat veio mesmo! hsauhsaukhaksa”

É isso aí molecada!!! Bonito mesmo é o CELTA!!!

Infelizmente isso é um reflexo desesperador da falta de cultura automobilística que assola o Brasil, resultado de uma imprensa dita “especializada” e que na verdade só sabe transcrever o press-release que é enviado pela assessoria de imprensa dos fabricantes.

Confesso que tomei um grande susto com os comentários acima. Muito, mas muito antes de completar 18 anos (e muito antes de ter a minha CNH) eu já sabia de cor e salteado o que era um Lamborghini Espada. Como já havia dito, quase fiquei doido quando vi um na rua e em hipótese alguma eu diria que o carro se parece com um Passat.

Isso apenas indica que antes mesmo de completar 30 anos já sou um velho rabugento. Essa molecada de 20 anos (ou menos) me escandalizou com essa história de “parece um Passat”.

Só me resta mesmo dizer a frase que sempre digo quando estou diante dessas coisas: O MUNDO ESTÁ MESMO PERDIDO!

Ou quase. Pode ser que ainda exista salvação. Portanto, para quem quiser se livrar das chamas do inferno automobilístico sugiro os seguintes links:

BEST CARS WEB SITE

HOW STUFF WORKS

WIKIPEDIA

Passat é o escambau! Passat é GIUGIARO, Espada é GANDINI, aprendam isso molecada!!!

22 Comentários

Arquivado em Geral

22 Respostas para “Lamborghini Espada

  1. tem 4 farois redondo. Ou sao 4 motos ou é um passat.

  2. Nelson Vaini Neto

    Parecido com o Passat? Pelo amor de Deus, molecada… acordem! Parem de beber e usar drogas… onde que esse carro é um Passat? É o fim do mundo mesmo…

    • felipebitu

      É muita maconha na cabeça, só pode!

      Se o Espada se parece com o Passat, o Celta se parece com o Gallardo, igualzinho!!! O Vectra então, é irmão gêmeo do Murcielago, sem se esquecer dos clássicos como o Chevette (Countach) e Monza (Diablo).

  3. Uhauhaha, senhor Bitu indignado com a n0va geração, isso eu nunca tinha visto nesse par de ano de amizade… mas, tenho que concordar, minha geração tá um fracasso… veja o lado musical das coisas😦

  4. esqueci de comentar sobre o carro, muito legal e deve andar pouco!!!!

  5. Alexandre Pacheco

    Sei-la parece q a cada dia essa mulekada ta pior,num conhecem história automobilistica,num conhecem o q é um carro,num sabem nada sobre a sensação de dirigir um carro real,nada comparado a aquelas maravilhosas obras de arte de PLASTICO q eles se orgulham em montar um clube,se um dia estiverem dentro de um desses carros de verdade,de lata e com motores q na verdade parecem usinas de força,duvido q se orgulhariam tanto do meio de transporte deles,CELTA, incomparavél!!!!

  6. BK

    Nem perco meu tempo. Prá gostar de Celta já prova que eles tem algum tipo de retardo mental de compreensão impossível por qualquer ser pensante com mais de 4 neurônios. Nesses casos nem vale a pena nadar contra a maré, deixe que eles vivam no mundo do Peter Pan e deixe esses carros pra quem realmente gosta.

  7. Rodrigo West

    Mas também… os caras têm Celta, ainda por cima gostam e fazem clube… queria o quê???

    Agora esse Lambo é um belo espécime… Meio banheirão, mas bem por isso que o Bitu gosta né!?!? eheheeh Ou é pelo câmbio ‘hidramático’ Chrysler??

  8. Rodrigo West

    Aliás quem sabe até se possa fazer um dinheiro nesses clubes… Quem apostaria que a configuração de duplo comando no cabeçote e quatro válvulas por cilindro foi inventada em 1912!?!? Foi dada a dica.. ehehehe

  9. DELEGADO SÉRGIO PARANHOS FLEURY FILHO (DOPS)

    Dar atenção ao que estes moleques falam é o mesmo que dar bom-dia a cavalo. Cultura é artigo raro nestes Foruns, e não estou falando só sobre automóveis, mas sobre tudo. Celta eles acham legal, mas só quando tem kit TG-Poly. Quanto ao carro em si, não haveria demérito nenhum em se parecer com um Passat (provavelmente associaram devido aos faróis dianteiros).

  10. DELEGADO SÉRGIO PARANHOS FLEURY FILHO (DOPS)

    Aliás, aproveitando o assunto, essa massificação de Clubes pra lá e pra cá já está caindo no ridículo. É Clube do Celta, Clube do Gol 1.0 8V, Clube do Corsa Classic feito entre 95 – 99, Clube do Opala Sem Ferrugem (0 membros), Clube do Brava, Clube da PQP, como se fossem carros históricos, raros, cujos proprietários precisam se reunir para falar sobre assuntos super-específicos, e não carros como se vêem às dúzias em toda esquina. Deveria haver uma lei restringindo a criação dessas bostas, fora o transtorno gerado, já não há mais postos de gasolina suficientes para abrigar um Clube destes por dia entupindo os espaços com seus incríveis e raros Celtas.

  11. Aos jovens que não sabem nem ler e escrever, não há como entender alguma coisa de automóveis.

    Abraços.

  12. Steve McQueen

    A informação é acessível a todos. Se a pessoa acha que um Lamborghini Espada e um Passat são a mesma coisa, quem perde é ela, por não saber o que é um puro sangue de verdade. Só faria um favor a todos em não propagar a ignorância fazendo comentários infundados.

  13. Mahoney

    cada dia que passa me decepciono mais com certos tipos de pessoas… como dito, bom eh o “carro” de plastico…
    Bela macchina, salve as Lambos, desafiadoras das ferraris… ah, e a BrawnGP tb.. hehe

  14. Quarteto

    Eu dou é risada com essa galera! Porque falar mesmo não vai adiantar nada, vão continuar achando “passat da lamborghini” pela rua e querendo instalar V12’s em seus celtas cheios de rebarbas. Isso me lembra no lançamento do Marea, q veio um genérico desses falar pra mim que a fiat é inovadora ao lançar o primeiro motor 5 cilindros do mundo e que nenhuma outra fábrica havia conseguido esse feito notável.

  15. Elton

    se alguem tiver um passat desse ai pra negocio, troco por dois celtas…

  16. josé

    me desculpe os amigos ai pelo o que eu vou dizer sem duvida um carrão esse espada mas só prá olhar né? ou alguem usaria esse carro nos dias de hoje para ir ao trabalho? se quebrar um parafuso onde acha outro prá comprar? então prá mim não serve prá nada agora um celta pelo menos eu usaria todos os dias mas gosto não se discute então abraços aos amantes dos carrões antigos e dos moderninhos tambem

  17. suuper

    Estava passando e resolvi comentar. Sou da geração de 20 anos mas não me comparo a quem gosta de Celta, cada um é cada um. To com 2.1 hoje mas gosto de clássicos, sejam nacionais ou importados. Tenho uma admiração maior pelos Lamborghini, adoro o design desde quando conheci e mais ainda pela história desafiadora. Queria comentar que gostei dos posts e concordar, em termos que essa nova geração não sabe nem da história do próprio país quanto mais da cultura e tradição que os carros trazem ao longo de todos esses anos. Sou da opinião de que coisa boa dura, não se esquece tão cedo e nada melhor do que os carros pra demonstrar isso.

  18. César

    p##@, para alguem falar que prefere um Celta a uma Lamborghini Espada, so pode ser esses muleques que nao tem aonde cair morto e fica dando de playboy… Nao trocaria nem mesmo um passat por um Celta… o dia em que um carro no brasil for aomenos metade que e o espada hoje, posso dizer, o mundo ainda tem salvaçao…

  19. O Espada se parece com um Passat?
    Tem que ser muito criativo – ou maluco – para conseguir ver um Passat no Espada.

    Marcello Gandini sempre foi muito ousado.
    O design do Espada é bem diferente do habitual.

    Um vídeo bem interessante mostrando ele em ação:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s