Embraer anuncia demissão de 4.000

embraer-fabrica

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u506698.shtml

A fabricante brasileira de aeronaves Embraer informou nesta quinta-feira que, em consequência da crise financeira internacional, vai demitir mais de 4.000 empregados e revisou para baixo as previsões de produção e investimentos para 2009.

Hoje a Embraer conta com 21.362 empregados e as demissões vão atingir cerca de 20% do seu efetivo.

A história se repete – Um amigo comentou há alguns meses que logo após o ataque terrorista às Torres Gêmeas os empregados da Embraer totalizavam 14.500 pessoas. Quinze dias depois demitiram 2.500 deles, ao custo estimado de R$ 40 milhões entre indenizações e multa do FGTS.

Segundo ele, alegou-se que as ações da empresa subiram na bolsa de Nova York por conta das medidas salutares. O curioso é que seis meses depois a Embraer estava com 15.000 funcionários, 500 a mais do que na época das demissões.

O presidente já se manifestou: quer explicações da Embraer. Vamos ver quanto é que vai custar essa demissão em massa, fora o custo social direto (4000 empregados e dependentes) e indireto (fornecedores, colaboradores e até mesmo a população local).

3 Comentários

Arquivado em Geral

3 Respostas para “Embraer anuncia demissão de 4.000

  1. Mahoney

    a crise do 9/11 nao se compara a essa crise mundial pela qual estamos passando. estamos apenas no começo dela e o pior ainda esta por vir, creio ser prudente da parte de embraer realizar este tipo de açao, uma vez que o planejamento de uma industria aeronautica se dá no minimo com 5 anos de antecedencia.

  2. Cão que ladra não morde… para mim tá meio implícito que a ameaça de demissão é um pedido de socorro para o governo….

  3. Jamais imaginei que a Embraer, em que pese ser a terceira maior fabricante de aviões do mundo, tivesse 20.000 funcionários.

    Abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s