Filmes favoritos – Encurralado

Este filme é um clássico das madrugadas da TV Globo (primeiro longa metragem de Steven Spielberg), uma verdadeira versão moderna da peleja entre David e Golias. Neste caso, a batalha entre um Plymouth Valiant 1971 e um caminhão Peterbilt 281 1955.

duel1

A história é bem simples, banal até: um carro sendo perseguido por um caminhão, nas estradas secas e desertas da Califórnia. O “quê” do filme fica por conta do seu diretor, Steven Spielberg, que conseguiu transformar um roteiro quase bobo em uma obra prima de suspense e tensão.

Quem nunca comprou uma briga com um caminhoneiro na estrada que atire a primeira pedra. A história começa quando David Mann (Dennis Weaver) tem a infeliz idéia de ultrapassar um caminhão que trafegava lentamente, atrasando o ritmo de sua viagem.

O filme impressiona pelos detalhes: rodado em 1971, é dotado de ângulos de câmera inimagináveis até para os padrões atuais, uma vez que hoje em dia é praticamente tudo feito em computador (sai mais barato e é muito menos perigoso).

duel3

A inocente ultrapassagem acaba gerando uma dose incontrolável de “road rage” no caminhoneiro misterioso. Tudo o que se vê do caminhoneiro (interpretado pelo dublê Carey Loftin) são as suas botas texanas e seus braços, nada mais do que isso.

Outra capacidade notória do filme é a de prender a atenção do espectador, por mais bobo que seja o roteiro: é possível perceber de cara o “toque” de Spielberg em todas as cenas de suspense e nos momentos de esperança que surgem sempre que o caminhão está prestes a aniquilar o pequeno (para os padrões da época) Valiant.

duel4

Tudo isso é reforçado pelo péssimo comportamento dinâmico do carro, o padrão do automóvel norte americano do final dos anos 60: freios a tambor nas 4 rodas (provavelmente), eixo rígido traseiro com suspensão de molas semi-elípticas (Hotchkiss) e pneus diagonais finíssimos, que faziam o carro ocupar os dois lados da estrada na fuga desesperadaa mais de 150 Km/h.

É exatamente nestes momentos que o expectador passa a vivenciar todo o terror de David Mann. Fica difícil não se sentir na pele deste pobre infeliz, e que o digam aqueles que já compraram briga com um caminhoneiro na estrada (sei que não sou o único…).

13 Comentários

Arquivado em Cinema

13 Respostas para “Filmes favoritos – Encurralado

  1. Hugo Miranda

    Cara, esse filme é um clássico.
    O que me prende a esse filme é o peterbilt hehehehe
    o motorzao diesel cuspindo fumaça pelo escape atrás do plymouth. E tenho que me contentar com Scanias e Mercedes no Brasil =\

  2. FUNtastic

    nunca vi esse filme, mas pela resenha parece ser mto bom… vou baixa-lo pra ver no carnaval😛

  3. Não me recordo de ter assistido tal filme. Será que ainda passa nas madrugadas da TV Globo?!

    Abraços.

  4. Meu, eu não lembro desse filme!
    Mas fiquei com vontade de assistir. Programa para o fds qdo eu não for ver a namorada. =D

    []’s!!

  5. DELEGADO SÉRGIO PARANHOS FLEURY FILHO (DOPS)

    Steven Spielberg é aquilo que podemos chamar de “Judeu do B”. Embora sionista, se esmera em depredar a boa moral judaico-cristã americana através de propaganda financiada pelo departamento de desinformação da KGB. A mensagem deste filme é clara: o comunista (notaram a cor do carro?) implacavalmente perseguido pelo Império Capitalista (o caminhão), o qual não tem compaixão para aqueles que ousem enfrentar o status-quo (a ultrapassagem é um simbolismo da Revolução, abafada em todos os países periféricos americanos nos anos 70). No final, a propaganda demonstra que o Império sucumbe e o precipício é uma subjetivação da derrocada capitalista e da vitória da Internacional Comunista sobre o Império rancoroso e egoísta. Embora seja indiscutivelmente um clássico, trata-se de mais uma obra de propaganda socialista.

  6. Steve McQueen

    Esse filme é um clássico, angustiante ver o pobre Valiant submetido a ira do Peterbilt. Mann, bem como o o motorista do caminhão, se tornam coadjuvantes na batalha que se desenrola. O final é sufocante.

    Ps. Delegado, menos… muito menos…

  7. Pingback: Carnaval « Felipe Bitu

  8. nunca tinha ouvido falar, e no final o culpado é o mordomo mesmo?????😀

  9. Magnus

    Sessão corujao bufa e nao tem !

  10. Pingback: Alive and kicking! « Felipe Bitu

  11. nightrider

    sou caminhoneiro,dirijo uma scania 111S,e já encontrei muitos david mann,péssimos motoristas diga-se de passagem,mas ainda não resolvi perseguí-los…quem sabe se eles assistirem este filme(ótimo)eles parem de tentar me ultrapassar em locais proibidos🙂

  12. Tony Sealand

    Nossa, cresci assinstindo este filme nas madrugadas da Rede Globo depois que chegava das brincadeiras, muito bom reve-lo.

  13. nada,no gênero,que, hoje,se iguale !!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s