Frase da semana

Do amigo Gilberto Carvalho (pai do Lotus Seven AH8):

“O lançamento de um carro é mais associado ao departamento de marketing do que ao de engenharia (eu já trabalhei na indústria e sei bem o que é isso). Tem que otimizar o carro segundo o conceito que os psicólogos dizem que o consumidor tem. Não importa se 90% está com o conceito errado.

Se esses 90% são a maioria dos consumidores de um determinado automóvel os engenheiros são obrigados a construirem carros para satisfazer a alegria dos tontos. Depois o departamento de marketing irriga a imprensa especializada com jantares, bebidas alcóolicas e dados mascarados para justificar tal conceito.”

Não concordo 100% com o Gilberto, mas ele não deixa de ter razão.

7 Comentários

Arquivado em Amigos

7 Respostas para “Frase da semana

  1. Jéssica

    Por isso que sou marketeira…
    Nada como um bom jantar VIP para comercializar. E ainda bebo Veuve Clicquot!

  2. Garcia

    Isso tudo se resume na famosa “engenharia reversa”, em que o departamento de engenharia de determinada fábrica recebe um modelo “pronto”, com preço, estilo, funções, etc, e só precisa “encaixar” as peças.
    Detalhe que não é somente nas indústrias automobilísticas que assim funciona.

    Por isso faço questão de andar de carro “velho”!😛

  3. A julgar pelos últimos lançamentos da indústria automobilística, especialmente a nacional, talvez ele tenha quase 100% de razão.

    Abraços.

  4. Eu concordo com a frase, apesar de o design não ser tão influenciado pelo marketing, mas itens de série, opcionais, e ajustes mecânicos, são muito influenciados, pois, não adianta você projetar um carro que não agrade o publico alvo, se não ele vai encalhar que nem uma baleia em maré baixa, ainda mais que, carro novo é caro (apesarda redução de IPI, se você comprasse um carro popular novo a uns 6, 7 anos atrás, ele sairia por menos de 19 mil reais.), e quem vai comprar não está muito preocupado com o dinheiro, olha primeiro oque o carro lhe oferece de conforto, beleza, entre outras coisa, afinal, é muito dificil de se ver alguem comprando carro á vista.

  5. Algumas questões complicadas de entender:

    – A Ford possui um dos melhores (senão o melhor) carro do mercado nacional (Focus), mas lança sua nova geração sem opção de motor Duratec flexível (já disponível na Ecosport), o que inviabiliza sua comercialização no mercado atual.

    – A GM lança um “Vectra Next Edition” que de Vectra continua não tendo nada, muito menos de Next Edition, a não ser uma nova versão do velho motor 2.0 família II e a faixa central de gosto bastante duvidoso na grade frontal.

    Abraços.

  6. O Dennis falou tudo. Basta ver os carros de boi que saem das fábricas nacionais. Sempre acreditei que o marketing canta a bola da vez dentro das fábricas.

  7. “Quanto mais eu vejo os carros novos, mais eu gosto do meu carro velho” Gilian Bertoni

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s